Bem Vindo ao Blog da Paróquia de Vila da Ponte -Arciprestado de Sernancelhe - Diocese de Lamego

"A opção fundamental da Vida de um Cristão é acreditar no Amor de Deus" Bento XVI

sábado, 19 de novembro de 2011

Seminário: Casa e Escola Sacerdotal





Ao longo dos últimos dias vivemos um tempo importantíssimo para a Igreja: a Semana dos Seminários.

Na verdade todas as semanas ao longo do ano são períodos de oração pelos seminários, mas nesta semana em particular todos os fiéis são convidados a “redobrar” as atenções no que se refere à vida dessas Casas e Escolas Sacerdotais.

Deste modo, ao vivermos a Semana dos Seminários a nossa atenção e a nossa oração centrou-se nos seminaristas e formadores dos nossos seminários de Resende e Lamego. Sem dúvida nenhuma é por causa daqueles que existem essas casas chamadas de “Coração da diocese”. “Os seminários, mais do que as casas ou as estruturas, são as pessoas.”

Para começar essa semana de oração o seminário quis aproximar-se do Povo Cristão, e por isso mesmo, no dia 6 de Novembro o Sr. Reitor e o Sr. Vice-reitor do Seminário de Lamego juntamente com alguns seminaristas estiveram presentes em várias Paróquias com vista para o Douro: Castanheiro, Ervedosa , Soutelo, São João da Pesqueira,Trevões e Valença, espaço pastoral do Sr. Padre Amadeu e do Sr. Padre José Filipe e neste momento lugar de estágio do Seminarista Ricardo Barroco que será ordenado Diácono no próximo dia 20 de Novembro.

Ao longo da semana tivemos a Graça de sermos visitados por vários sacerdotes que celebraram a Santa Missa e que nos deixaram os seus testemunhos vocacionais e apelos sábios. Foram várias as palavras importantes que ouvimos nesta semana sendo difícil referir tudo aquilo que aprendemos com o Pe. Manuel João, Pe. Tiago Cardoso, Pe.António Ferraz, Pe. Francisco, Pe. Carlos e com o Mons. Bouça Pires.
“Sem oração não conseguimos fazer nada, e se fazemos é vazio!” Este foi um dos muitos ensinamentos que aprendemos nesta semana.

Na mesma vertente de oração do ministério Sacerdotal fomos convidados a estar preparados e atentos às necessidades das comunidades, sendo alertados para o imperativo do testemunho e da alegria: “Não deixem para amanhã a oportunidade de serem felizes hoje!”

Sem dúvida nenhuma o Sacerdócio é um caminho de entrega e por isso mesmo é um caminho de felicidade que devemos trilhar desde cedo. Aliás, olhando para os nossos seminários, faz-nos bem recordar com alegria as palavras com que o Santo Padre saudou os seminaristas em Madrid “Vendo-vos, comprovo de novo como Cristo continua a chamar jovens discípulos para fazer deles seus apóstolos, permanecendo assim viva a missão da Igreja e a oferta do evangelho ao mundo”.

Um dos momentos altos desta semana foi sem dúvida a Vigília de Oração que se realizou na Capela do Seminário Maior de Lamego. Foi contentador ver a Capela cheia de Fiéis: Jovens, Crianças, Adultos, Idosos, Sacerdotes, Seminaristas, Irmãs Consagradas, etc. A Vigília, presidida pelo Sr. Bispo,  consistiu num momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento, havendo também um tempo para escutarmos o testemunho do Sr. Pe.  Rui Borges e do seminarista Ricardo Barroco assim como uma reflexão de D. Jacinto Botelho na qual escutamos que “a vocação surge na oração e vivifica-se constantemente pela oração”.

No dia 13 de manhã “o Seminário deslocou-se” até á Paróquia de Magueija, onde orientou uma catequese para as crianças e jovens seguida da Celebração da Santa Missa.  Na parte da Tarde os seminaristas que integram a equipa do Secretariado das Vocações, juntamente com mais alguns membros desse secretariado “caminharam” até Ariz para realizarem um momento de Acção Vocacional e participarem no Magusto comunitário.

            Sem duvida alguma tratou-se de uma semana importantíssima para toda a Diocese. Ao longo destes dias o Povo de Deus esteve atento, orante e solidário para com a Casa e Escola Sacerdotal… “casa de sinais vivos de Cristo Pastor”. Rezemos todos pelos nossos Seminários e peçamos ao Senhor da Messe que envie bons e Santos operários correspondentes à Sua vontade e Sob a protecção constante de Nossa Senhora e de São José.



Luís Rafael Azevedo

Sem comentários:

Enviar um comentário