Bem Vindo ao Blog da Paróquia de Vila da Ponte -Arciprestado de Sernancelhe - Diocese de Lamego

"A opção fundamental da Vida de um Cristão é acreditar no Amor de Deus" Bento XVI

quarta-feira, 21 de março de 2012

Seminário Maior de Lamego celebra festa de S. José


Na Solenidade de S. José, o Seminário Maior de Lamego abriu as suas portas a todos aqueles que quiseram marcar presença na festa daquela instituição, no ano em que celebra o cinquentenário da construção do actual edifício.
Presentes estiveram, para além do Sr. Bispo da Diocese, D. António Couto, também o Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo emérito de Lamego e o Sr. D. António Rafael, Bispo emérito de Bragança-Miranda; os Srs. Bispos de Vila Real, D. Amândio Tomás; de Aveiro, D. António Francisco; e da Guarda, D. Manuel Felício.
A ocasião contou, ainda, com a presença de Sua Excelência D. Rino Passigato, Núncio Apostólico de Sua Santidade em Portugal.
Por volta das 09h30 começaram a chegar os convidados, familiares e amigos dos seminaristas, sócios da ASEL e sacerdotes da Diocese de Lamego e de outras Dioceses que quiseram marcar presença.
Pouco depois das 10h00, o Rev. P. Paulo Alves, Reitor do Seminário Maior, deu as boas vindas a todas as pessoas e, pouco depois, deu-se início à apresentação do livro "Nova Evangelização, um desafio contra a indiferença", da autoria de Rino Fisichella, editado, em Portugal, pela Paulus. A apresentação do livro esteve a cargo do Sr. D. António Couto que, foi percorrendo os vários temas e capítulos da obra, até concluir: «O Livro é acessível a todos. Oportuno para este tempo em que a Igreja prepara o Sínodo sobre “A nova evangelização para a transmissão da fé cristã”. Ajuda a despertar a consciência cristã contra todas as indiferenças paralisantes.»
Seguiu-se a conferência do Sr. D. António Francisco dos Santos, Bispo de Aveiro, subordinada ao tema: “Família e Seminário: novos contextos, desafios e caminhos”. Partindo da sua experiência e recorrendo frequentemente a memórias relacionadas com o Seminário de Lamego, onde teve a seu cargo várias funções educativas ao longo de alguns anos, o Sr. D. António Francisco alertou para a necessidade de a família ser novamente um foco de vocações para os mais jovens.
Por volta do meio dia, teve início a Eucaristia, presidida por Sr. D. Rino Passigato, Núncio Apostólico, concelebrada pelos Bispos e sacerdotes presentes, perante uma assembleia bastante numerosa. Na sua homilia, depois das saudações, o Sr. Núncio meditou sobre a figura ímpar de S. José, e propos aos seminaristas presentes, não só de Lamego, mas também de outras Dioceses, algumas passagens da Carta que Bento XVI escreveu aos seminaristas a 18 de Outubro de 2010.
Depois do convívio do almoço, seguiu-se uma sessão de canto lírico, proporcionado por professores e uma antiga aluna do curso de Música do Instituto Piaget, de Viseu.
As comemorações terminaram com uma breve e simples celebração mariana, presidida pelo Sr. P. Paulo Alves, Reitor do Seminário.

Sem comentários:

Enviar um comentário