Bem Vindo ao Blog da Paróquia de Vila da Ponte -Arciprestado de Sernancelhe - Diocese de Lamego

"A opção fundamental da Vida de um Cristão é acreditar no Amor de Deus" Bento XVI

sábado, 1 de outubro de 2011

Outubro com Santa Teresa do Menino Jesus, ser o amor no coração da Igreja


 
Iniciamos o mês de Outubro, mês missionário por excelência. E logo no primeiro dia a liturgia apresenta-nos a figura de Santa Tersa do Menino Jesus, padroeira das Missões. Aquela que fez da oração uma ponte permanente com o mundo da missão e dos missionários. Iniciamo, pois, o mês das missões com a certeza de que caminha ...connosco uma grande missionária e intercessora junto de Deus.
Santa Teresa do Menino Jesus, nasceu em França, em 1873. Ainda adolescente, com 15 anos, ingressou no Carmelo de Lisieux (França), onde descobre a sua vocação e inicia uma caminhada de santidade. Em 1896 adoeceu com tuberculose e morreu, um ano depois, com apenas 25 anos. Foi beatificada em 1923 e canonizado em 1925 pelo Papa Pio XI.

Toda a sua vida foi marcada pela humildade, simplicidade e confiança plena em Deus. Com uma espiritualidade muito marcada por uma forte paixão pela dimensão missionária da Igreja, Santa Teresa foi declarada padroeira das Missões, em 1927, titulo atribuído também pelo Papa Pio XI. Mais tarde, a 19 de Outubro de 1997, João Paulo II proclamou-a doutora da Igreja.

É de salientar que ao longo de toda a sua vida acompanhou-a um profundo e constante desejo de ter sido missionária: “desde a criação do mundo até a consumação dos séculos”, dizia. Por isso intercedia muito pelos missionários sacerdotes. Oferecia mesmo todos os gestos e sacrifícios, do menor ao maior, a Deus pela salvação das almas e na intenção da Igreja.

Santa Teresinha não só descobriu no coração da Igreja que a sua vocação era o amor, mas sabia que o seu coração – e o de todos nós – foi feito para amar. Missionária da oração, do sofrimento e do amor. Teresinha transformou a vida fechada no convento em luz, a dor em amor, o pequeno em grande, a terra em céu, o tempo em eternidade, a vida contemplativa de convento de clausura num horizonte missionário, em Igreja universal .

Apesar de nunca ter ido para as missões, o Papa Pio XI nomeou-a Padroeira das Missões e dos missionários, junto com São Francisco Xavier. A sua festa é celebrada no dia 1º. de outubro.


“Não quero ser santa pela metade, escolho tudo”.
"No coração da Igreja, minha Mãe, eu serei o amor"

Prece
Senhor nosso Deus, que cuidas de nós com a ternura de um Pai,
conduz as nossas comunidades para que neste mês missionário de Outubro,
imitando santa Teresinha do Menino Jesus,
vivam e testemunhem a sua fé, praticando o mandamento novo do amor.

Santa Terezinha do Menino Jesus!
Rogai por nós


Sem comentários:

Enviar um comentário