Bem Vindo ao Blog da Paróquia de Vila da Ponte -Arciprestado de Sernancelhe - Diocese de Lamego

"A opção fundamental da Vida de um Cristão é acreditar no Amor de Deus" Bento XVI

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Missão é Partir!


Semana Missionária no Alentejo ? Tão longe? Afinal o que vais para lá fazer?

Estas foram algumas das perguntas inevitáveis, dos familiares e amigos, quando avisava que iria estar 10 dias em experiência missionária em Montes Velhos, Jungeiros e Aldeia Nova! Para ser sincero até eu coloquei essas perguntas… afinal o que posso eu fazer???

Depois de chegar ao Alentejo as minhas questões foram ficando esclarecidas… em primeiro lugar mudei o “pronome pessoal” e comecei a pensar de outra maneira: afinal o que podemos nós fazer? Uma semana missionária é um trabalho essencialmente de grupo, um trabalho para o qual cada um tem de dar o melhor de si!

Com o passar dos dias encontrei nos outros Jovens Sem Fronteiras uma nova família… uma família que não se limitava a viver para si mas que todos os dias fazia o esforço de viver para os outros! Uma FAMÍLIA que trabalhava por amor a Cristo!

            Foram tantas e tão variadas as maneiras que encontramos para servir os outros… visitas ao domicílio… brincadeiras com as crianças… actividades com os jovens… cantar com os idosos… partilhar a dor da solidão… sorrir com os vizinhos… partilhar a cultura e a experiência…

Foram 10 dias fundamentais para aprender que ainda temos muito a dar… 10 dias fundamentais para aprender que “É ridículo não ter um sorriso na cara!”

            Vou desabafar uma coisa!!! Sinceramente é muito difícil colocar em apenas 1500 caracteres tudo aquilo que é uma Semana Missionária e tudo aquilo que ela significa para cada um dos JSF…  o que se vive durante aqueles 10 dias é uma mistura de música com emoção, carinho, solidariedade, trabalho, lágrimas e sorrisos… e tudo isto dá como resultado final uma missão espectacular!!!

Missão é procurar! Missão é sair do nosso “mundinho” e colocar um sorriso no rosto do outro! Missão é servir! Missão é Partir!

Digo convictamente: o “Alentejo” abriu-nos o coração e fez com que nós procurássemos Jesus Cristo no outro e em nós próprios…



Luís Rafael Azevedo, JSF Vila da Ponte


Sem comentários:

Enviar um comentário