Bem Vindo ao Blog da Paróquia de Vila da Ponte -Arciprestado de Sernancelhe - Diocese de Lamego

"A opção fundamental da Vida de um Cristão é acreditar no Amor de Deus" Bento XVI

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Leitura Orante


O arcebispo de São Paulo, cardeal dom Odilo Pedro Scherer, recomendou, por meio de um artigo publicado pela arquidiocese de São Paulo, que os fiéis e religiosos façam frequentes leituras da Palavra de Deus. "Desejo fazer uma reflexão sobre a leitura frequente da Santa Escritura, aconselhada a todos os cristãos". Dom Odilo também recordou a preocupação da 12º Assembleia do Sínodo dos Bispos - no ano passado - em estimular a leitura da Bíblia.
Para o purpurado, é necessário, antes de qualquer coisa ‘valorizar a Palavra de Deus em todas as celebrações litúrgicas, de modo especial, na Missa. Toda liturgia está impregnada da Palavra de Deus, que nos é proporcionada através das leituras bíblicas, das antífonas e salmos, da homilia litúrgica e de muitas expressões que permeiam, com abundância, todos os textos das celebrações da Igreja. A liturgia é o lugar privilegiado do anúncio e da acolhida da Palavra de Deus".
A invocação do Espírito Santo, segundo o cardeal, deve sempre ser feita antes da leitura da Palavra - nas celebrações ou fora delas - a fim de conseguir do próprio Senhor a revelação do sentido das Escrituras.
"É importante também ler a Bíblia em privado, na família ou em grupos; muito recomendados são os círculos bíblicos, já bem conhecidos entre nós. É bem educativo que os pais leiam a Bíblia em família e expliquem com simplicidade aos filhos e netos pequenos os principais momentos da história de Deus com o seu povo, sobretudo no Novo Testamento", explica dom Odilo.
Uma das maneiras mais simples seria a adoção da leitura orante da Bíblia (lectio divina) ‘um método simples e acessível a todos, mesmo às pessoas mais simples', diz o cardeal, que explica que o método, pela proposta de um ‘contexto de oração', estabelece o diálogo da fé, ‘no qual ouvimos a Deus que nos fala'.
Dom Odilo reafirma ainda que esse tipo de leitura não é difícil, segundo a própria experiência. "É só começar; aprende-se praticando. A preciosidade da Palavra de Deus, de resto, e sua importância para a vida cristã bem valem algum esforço de nossa parte".

Sem comentários:

Enviar um comentário