Bem Vindo ao Blog da Paróquia de Vila da Ponte -Arciprestado de Sernancelhe - Diocese de Lamego

"A opção fundamental da Vida de um Cristão é acreditar no Amor de Deus" Bento XVI

terça-feira, 29 de março de 2011

Retiro JSF em Resende


No passado fim-de-semana, 26 e 27 de Março, os grupos de Jovens Sem Fronteiras das paróquias de Vila da Ponte e Penajoia realizaram o seu Retiro Quaresmal no Seminário Menor de Resende.

O Retiro, orientado pelo Srº Pe. José Manuel Sabença, teve como tema principal: “Por mim cem vezes mais…” baseado na passagem de São Marcos 10, 28-31: “E Pedro começou a dizer-lhe: Eis que nós tudo deixamos, e Te seguimos. E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por minha causa e por causa do Evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no tempo futuro a vida eterna. Porém muitos dos que são os primeiros serão os últimos e muitos dos que são os últimos serão os primeiros.” Atentando nestas palavras fomos chamados a reflectir sobre o nosso papel no mundo, na sociedade e principalmente na nossa Paróquia.

Na verdade, como jovens que somos, devemos ser sinais de Cristo, sinais de esperança… devemos ser testemunhas da Verdade, discípulos sempre prontos a seguir o Mestre, fazendo tudo aquilo que Ele nos disser, ou seja, cumprindo a Missão que Ele preparou para nós.

Também nos acompanharam, nestes dois dias, duas jovens, de outros grupos JSF, que já têem alguma experiência da vida desta família juvenil. Dando-nos o seu testemunho, fizeram-nos perceber que os Jovens Sem Fronteiras não podem ser jovens que se deixam levar pelo sabor dos ventos mundanos… bem pelo contrário, devem ser jovens altruístas, sempre ao serviço dos outros, fazendo das suas vidas um exemplo para a sociedade, sendo verdadeiros Templos do Espírito Santo. Foi um fim-de-semana marcado pela reflecção, pela amizade, pelo conhecer, pela alegria e pela oração: nomeadamente através dos Sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia.

Antes do regresso a casa, os grupos comprometeram-se a viver a Verdade, amando sempre a Palavra de Deus e pondo a sua juventude ao serviço dos outros e da Igreja, tendo a consciência que tudo aquilo que fazem deve ser para louvor e glória de Deus.

Os Grupos JSF de Vila da Ponte e Penajoia estão agradecidos em primeiro lugar a Deus, por todas as graças que nos tem concedido, em segundo lugar aos seus Párocos, ao Srº Pe. José Manuel, ao Srº Pe. Aniceto, ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa, à Marta e à Ana, ao Seminário de Nossa Senhora de Lourdes (equipa formadora e funcionários) e a todos aqueles que possibilitaram este tempo de Retiro. Obrigado!


O Vice-animador do Grupo JSF de Vila da Ponte, L.Rafael.

1 comentário:

  1. Caros jovens!
    Muita força e muita coragem nesta missão que é de todos.
    O vosso testemunho é relevante para outros jovens. Rezo por vós. Um abraço de muita amizade.
    P.Aniceto

    ResponderEliminar