Bem Vindo ao Blog da Paróquia de Vila da Ponte -Arciprestado de Sernancelhe - Diocese de Lamego

"A opção fundamental da Vida de um Cristão é acreditar no Amor de Deus" Bento XVI

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

EDITORIAL

Modelos de Santidade

Quando gostamos muito de alguém, temos a tendência em imitar essa pessoa. Assim, os filhos gostam de ser como os pais, os jogadores da bola procuram ser como o Cristiano Ronaldo, e o mesmo acontece com os cantores, com os bons artistas da televisão ou do cinema. Nós, cristãos, também temos muitos bons exemplos para imitar: aquelas pessoas que foram muito santas, amigas de Deus e de toda a gente. Hoje vou recordar dois deles: o primeiro, chamava-se João Maria Vianney, era sacerdote, nasceu em França, no ano 1786 e morreu em 1859, tinha 73 anos. Porque era muito bom pároco, é o padroeiro de todos os párocos do mundo. Em 2009, fez 150 anos que ele morreu e, por isso o Santo Padre, Bento XVI, quis que de Junho de 2009 a Junho de 2010, celebrássemos um Ano Sacerdotal. E sabem para quê? Para recordar a vida deste grande homem de Deus e agradecer o exemplo que nos deixou; para nos lembrarmos que todos devemos ser santos; para rezarmos por todos os sacerdotes, e pedirmos ao Senhor novas vocações para a Sua Igreja. Então o que é que já fizemos ou podemos fazer? Seria bom conhecer a vida deste santo, lendo algum livro sobre ele; depois pedir nas nossas orações pela fidelidade dos sacerdotes e também por cada um de nós, para sermos sempre bons cristãos. Uma ideia que eu dou é esta: saber o dia do teu baptismo, o nome do Senhor Padre que te baptizou, que te deu Jesus na hóstia pela primeira vez, celebrou a tua profissão de fé, esteve presente quando recebeste o sacramento do crisma, e se já és uma pessoa casada, aquele que abençoou o teu matrimónio. Onde estarão esses sacerdotes? Já louvaste a Deus pelas graças que recebeste das mãos desses ministros sagrados? Como homens, teriam talvez algumas fraquezas mas comunicaram-te muitas graças divinas.
Outro modelo de amor a Deus e ao próximo é Jacinta Marto, aquela pastorinha que viu Nossa Senhora. Nasceu em Aljustrel, no dia 11 de Março de 1910 e morreu em 20 de Fevereiro de 1920. Se fosse viva, fazia este ano 100 anos, não é verdade? Pois esta menina, tinha o coração muito puro, gostava de correr atrás das borboletas, de apanhar flores na natureza, de cantar enquanto guardava o rebanho juntamente com o seu irmão Francisco e a sua prima Lúcia. Mas também gostava de rezar, de ajudar os pobres e de fazer sacrifícios pela conversão dos pecadores. Um dia disse à Lúcia: “vamos dar a nossa merenda aos pobrezinhos pela conversão dos pecadores”.
Vamos também nós fazer como a Jacinta: procurar viver na amizade com Jesus, fugir do pecado, oferecer as nossas orações e os nossos sacrifícios para que os pecadores se arrependam e mudem de vida. E já agora, vamos começar a pensar na visita que o Santo Padre vai fazer a Portugal no mês de Maio. É um grande acontecimento para o nosso País, porque ele representa Cristo na terra.
No dia 10 de Junho é a peregrinação das crianças da catequese a Fátima. Como o ano passado gostaria de lá ir com as nossas crianças e as catequistas. Por isso, venham sempre à catequese e terão essa alegria de ir a Fátima e de se encontrarem com milhares de crianças de todo o País. Vai ser um dia muito fixe! Estão de acordo?
Um abraço do vosso amigo
P.Aniceto

Sem comentários:

Enviar um comentário