Bem Vindo ao Blog da Paróquia de Vila da Ponte -Arciprestado de Sernancelhe - Diocese de Lamego

"A opção fundamental da Vida de um Cristão é acreditar no Amor de Deus" Bento XVI

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Queridas familias


No início de mais um Novo Ano, em que o sentimento de incerteza quanto ao futuro paira no nosso espírito, gostaria de me dirigir a cada um de vós para vos saudar e ao mesmo tempo transmitir uma mensagem de esperança. Esta esperança vem-nos d’Aquele menino, frágil e humilde que celebramos no Natal: Jesus Cristo. Ele veio habitar no meio de nós, escolheu uma família normal, cresceu em sabedoria e graça no aconchego de um lar. Esta realidade concreta que é a família, foi pensada por Deus para se tornar uma comunidade de vida e de amor em ordem à felicidade dos cônjuges e dos filhos. Os casais, através da doação e entrega mútua, tornam-se colaboradores de Deus na obra da criação. O amor verdadeiro é exigente, afasta para longe toda a espécie de egoísmo, e procura em tudo o bem do outro. A vida familiar constitui a melhor escola para o crescimento humano e cristão dos filhos. É aí que eles aprendem, com o exemplo dos pais, a respeitar cada pessoa, qualquer que seja a sua idade ou condição. Em família se aprende a ser verdadeiro e justo, humilde e trabalhador. Nos lares cristãos, pela oração pessoal e comunitária, cultiva-se também a fé e o amor a Deus e ao próximo. Numa sociedade cada vez mais adversa aos valores espirituais, os pais têm uma missão muito importante a cumprir: serem os primeiros e principais educadores dos seus filhos. Não deixem que outros vos substituam, embora devam aceitar a ajuda de algumas instituições como o Estado e a Igreja.
Sabemos como é difícil hoje a vida das nossas famílias. Mas não devemos desanimar, pois temos connosco uma força poderosa, um alimento que é fonte de amor: Jesus presente na Eucaristia. Que todas as famílias se reúnam à volta desta mesa, sobretudo ao domingo, dia do Senhor, para aí encontrarem o vigor e a alegria de viverem a união, a força do perdão e a capacidade de se amarem cada vez mais.
Neste ano dedicado aos sacerdotes, recordemos um grande apóstolo da família: o Sr. Cónego José Cardoso, filho desta terra que tanto bem fez pelas famílias da nossa diocese, tanto na formação de catequistas como na pastoral familiar. Sejamos merecedores do seu legado e peçamos-lhe a sua intercessão junto de Deus.

Com amizade, o vosso pároco
P.Aniceto

Sem comentários:

Enviar um comentário