Bem Vindo ao Blog da Paróquia de Vila da Ponte -Arciprestado de Sernancelhe - Diocese de Lamego

"A opção fundamental da Vida de um Cristão é acreditar no Amor de Deus" Bento XVI

quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

CONSTRUIR A PAZ



Ano Novo, Vida Nova. O Menino que acabou de nos ser dado, veio fazer-nos renascer. Natal foi nascimento, vida nova, influxo divino no meio dos homens. Em pobreza, humildade, simplicidade, feito criança, na fragilidade e inocência. Deus visitou-nos, fez morada em nós. Veio renovar-nos. É preciso renascer.
Novo ano significa esforço de viver, acertando com os caminhos d’Aquele que é o Caminho. Novo ano significa caminhada renovada, mergulhando n’Aquele que é a Vida. Novo ano exige esforço contínuo de identificação com Aquele que é Verdade.
Vida Nova, que começa com o apelo à Paz, no primeiro dia do ano. É clamor, exigência, interpelação. Deve ser fonte que oriente e vivifique todo o ano. Paz interior. Paz de consciência, de coração e vida. Paz com os outros: «Bem-aventurados os que constroem a paz» (Mt 5.9).
É tão fácil ceder à tentação de nos fixarmos naquilo que divide, separa, cria discórdia, semeia desunião. Tentação de aumentar e alimentar o negativo, que vai gerar discórdia e discussão. Tentação de amargar por dentro, de se fixa na ofensa, no rancor, no desejo de vingança. Tentação de olhar com «lentes escuras» os caminhos do sol divino, d’Aquele que é a luz do mundo.
Ser empreiteiros, construtores de paz. Cimento de amor, de caridade. Empresários da amizade. Que bela empresa! É necessário formar um novo sindicato: o dos Construtores da Paz. E uma das cláusulas dos estatutos deve ser: não se pode fazer greve. Não à greve do amor, da construção quotidiana da Paz.
Ficam os votos de um novo ano cheio de Paz, na sua casa, na sua família, no local de actividade profissional, na nossa comunidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário