Bem Vindo ao Blog da Paróquia de Vila da Ponte -Arciprestado de Sernancelhe - Diocese de Lamego

"A opção fundamental da Vida de um Cristão é acreditar no Amor de Deus" Bento XVI

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Catequese


Quase a começar mais um ano de catequese deparamo-nos com duas realidades distintas: o número de crianças e jovens e o número de catequistas.
Com a Graça de Deus “não faltam” à nossa paroquia catequizados, no entanto o mesmo não acontece com os/as catequistas pois de ano para ano é cada vez mais difícil encontrar voluntários para este trabalho paroquial…
É com tristeza que nos deparamos com este grande problema e com alguma compreensão que entende-mos a falta de catequistas, porém não nos podemos esquecer da importância da catequese, aliás da importância da integração das crianças e jovens na vida paroquial.
Deparando-nos com tal dificuldade quero apelar ao voluntariado a este nível, que vejam na catequese um caminho para Deus, que vejam alegria e humildade pois, por mais problemas que se levantem contra o “ser Catequista”(-falta de tempo; falta de paciência para lidar com crianças;) não á maior alegria do que ver a catequese a agir na paróquia.
Julgo que é sobre os pais e familiares dos catequizados que caem as maiores responsabilidades, principalmente no que diz respeito á catequese em casa, à participação na Eucaristia, e até ao voluntariado.
Espero compreensão e participação de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário