Bem Vindo ao Blog da Paróquia de Vila da Ponte -Arciprestado de Sernancelhe - Diocese de Lamego

"A opção fundamental da Vida de um Cristão é acreditar no Amor de Deus" Bento XVI

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

«A menina não morreu, está a dormir»


Beato João Paulo II
Discurso aos jovens do Chile, 02/04/1987

Queridos jovens, o futuro depende de vós; de vós depende o fim deste milénio e o início do novo. Por conseguinte, não sejais passivos: assumi as vossas responsabilidades em todos os domínios que se vos abrem no nosso mundo. [...] Tomai as vossas responsabilidades! «Estai prontos», animados pela fé no Senhor, «a dar a razão da vossa esperança» (1P 3,15). [...] Qual é o motivo da vossa confiança? A vossa fé, o reconhecimento e a aceitação do imenso amor que Deus revela continuamente pelos homens. [...] Jesus Cristo, «o mesmo, ontem, hoje e pelos séculos» (Heb 13,8), continua a revelar aos jovens o mesmo amor que o Evangelho descreve quando encontra um ou uma jovem.
Assim, podemos contemplar a ressurreição da filha de Jairo, que «tinha doze anos». [...] Jairo expõe a sua dor ao Mestre com sinceridade; com insistência suplica ao seu coração: «A minha filha está a morrer; vem impor-lhe as mãos para que se cure e viva.» «Jesus foi com ele.» O coração Cristo, que se comoveu perante a dor humana deste homem e de sua filha, não fica indiferente aos nossos sofrimentos. Cristo ouve-nos sempre, mas pede-nos que recorramos a Ele com fé. [...] Todos os gestos e todas as palavras do Senhor exprimem este amor.
Quereria debruçar-me particularmente sobre as palavras recolhidas dos próprios lábios de Jesus: «A menina não morreu, está a dormir.» Estas palavras profundamente reveladoras incitam-me a pensar na misteriosa presença do Senhor da Vida num mundo que parece ter sucumbido ao impulso descarado do ódio, da violência e da injustiça. Mas não, este mundo, que é vosso, não morreu, está a dormir. No vosso coração, caros jovens, percebe-se o batimento forte da vida, do amor de Deus. A juventude não morre quando está próxima do Mestre. Sim, quando está próxima de Jesus: estais todos próximos de Jesus. Escutai todas as Suas palavras, todas as palavras, todas. Jovem, ama Jesus, procura Jesus. Encontra Jesus.

Tomada de Posse de D. António Couto - Imagens