Bem Vindo ao Blog da Paróquia de Vila da Ponte -Arciprestado de Sernancelhe - Diocese de Lamego

"A opção fundamental da Vida de um Cristão é acreditar no Amor de Deus" Bento XVI

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bento XVI

A viagem de Bento XVI a Portugal, de 11 a 14 de Maio de 2010, foi acompanhada de perto por muitos fiéis da Diocese de Lamego.
O Sr. D. Jacinto Botelho, Bispo da Diocese, acompanhou pessoalmente o Santo Padre nos vários momentos da visita oficial do Sucessor de S. Pedro ao nosso país. O Sr. Bispo concelebrou com o Santo Padre nas Eucaristias do Terreiro do Paço, no Santuário de Fátima e na Avenida dos Aliados. Marcou ainda presença nos encontros que o Santo Padre manteve com os Sacerdotes, Religiosas e Seminaristas, na Igreja da Santíssima Trindade, e no encontro com a Pastoral Social. Teve oportunidade de saudar pessoalmente o Santo Padre no encontro que o Papa manteve com os Bispos portugueses, na Casa de N. Senhora do Carmo, no final da tarde do dia 13 de Maio.
Cerca de 3 dezenas de sacerdotes do Presbitério da Diocese de Lamego marcaram presença no encontro que o Santo Padre manteve na tarde do dia 12 de Maio, na Igreja da Santíssima Trindade, e concelebraram, no dia 13, a Santa Missa que o Papa presidiu na esplanada do Santuário de Nossa Senhora de Fátima.
Um representativo número de religiosas e leigos, além de candidatos ao sacerdócio dos Seminários de Lamego e de Resende estiveram com Bento XVI na Igreja da Santíssima Trindade no dia 12 de Maio, nas Vésperas e na Adoração Eucarística presidida pelo Santo Padre.
Algumas dezenas de fiéis empenhados nas actividades sociais no território da Diocese de Lamego marcaram presença no encontro que o Santo Padre manteve com os agentes da Pastoral Social, na tarde do dia 13 de Maio, em Fátima.
Sacerdotes e fiéis da Diocese de Lamego também se deslocaram ao Porto, onde participaram na Santa Missa que o Papa celebrou na Avenida dos Aliados.
Também os fiéis de Lamego disseram ao Papa: "Contigo, caminhamos na esperança".

terça-feira, 18 de maio de 2010

Sua Santidade Bento XVI


A visita de Bento XVI a Portugal constituiu um enorme sucesso. E para os crentes foi uma peregrinação inesquecível.
Contudo, não foi apenas uma visita de aclamação. O Papa deixou ao país e à Igreja portuguesa motivos de sobra para reflectir e mudar; ou para renovar a forma de ser Cristão no mundo moderno. Mundo que é plural e exige constante atenção à forma de comunicar.
Isto mesmo é sublinhado na Mensagem do Papa para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano. Bento XVI afirma que o mundo digital abre perspectivas notáveis à Evangelização, “não descurando uma atenção particular “àqueles para quem Deus é ainda um desconhecido”.
O Papa apela também aos sacerdotes, para que evangelizem através dos meios de comunicação, dando alma à comunicação efectuada na Web.
Neste âmbito, e numa altura em que a Igreja portuguesa deve procurar assimilar mensagens que o Papa lhe deixou, deve ser tido em conta o papel da comunicação social católica. De cada meio e da sua capacidade de inter-agirem...
Como corresponder ao desafio de não trabalhar apenas para os convertidos, procurando chegar aos públicos que andam à procura, mas ainda não encontraram Deus?